O Projeto

O Conselho editorial do projeto Campina Cresce Com Você é formado por:

• Yara Macedo Lyra
• José Hamurabi Nóbrega de Medeiros
• Alexandre J. Beltrão Moura
• Lamir Motta filho

Abaixo, encontra-se um belíssimo texto do Doutor em História Alarcon Agra do ó que sintetiza, de forma sábia, o nosso projeto. Leia o texto na íntegra:

Uma cidade são as pedras, as ruas, os ventos, os horizontes, os tempos, os seres. Uma cidade são os sonhos – que nela se ambientam, que sobre ela se lançam, que nela se materializam. Uma cidade, enfim, é sempre um feixe múltiplo de existências, de experiências, de possibilidades.

Campina Grande, cidade, é tudo isso.

Aqui, neste novo espaço de imaginação e de realização da cidade de Campina Grande, teremos o encontro de um grande número de esforços, de idéias, de convites, de ousadias, de esperanças. Campina Grande, enfim, vê a emergência de um debate propositivo (mesmo quando analítico), estranho a cores e lados, desejoso de pensar e fazer pensar os tempos, os espaços e as práticas da cidade em função do que virá.

Campina Grande não pode mais ser apenas uma cidade que forma as pessoas e que as vê partir. Não pode mais ser apenas a cidade que promete a si mesma crescer, sem dar passos firmes nesta direção. Não pode mais ser a cidade que exclui tantos de sua imensa riqueza, real ou potencial.

O mundo, dizem respeitados pesquisadores das ciências sociais e humanas, nunca mudou tão rapidamente quanto no período em que vivemos, iniciado com os fins da Guerra Fria e com a entrada em cena das novas tecnologias de informação, comunicação e manipulação da vida. Novas exigências se colocam, atropelando formas arcaicas de organização da dinâmica social e cultural. Quem pretende se sintonizar com a atualidade de forma criativa e produtiva, em busca de liderança e de protagonismo, precisa não apenas observar com cuidado o que se passa, mas, principalmente, precisa entender-se. Precisa saber seus limites e possibilidades – e como confrontar uns e dilatar outros.

É a isto que nos propomos, aqui: reunir pessoas que amem Campina Grande e queiram para ela o melhor presente, o melhor futuro. Reunir pessoas que queiram trocar idéias, experiências, expectativas. Reunir pessoas que sonham e não se satisfazem: realizam.

--
Alarcon Agra do Ó

Doutor em História (UFPE)
Professor junto à Graduação e ao Mestrado em História da UFCG
Autor de “Da cidade de pedra à cidade de papel: projetos de educação, projetos de cidade (Campina Grande, 1959)” – EDUFCG, 2006.